Como fazer um sistema de captação de água da chuva


Nos dias atuais Sustentabilidade é a palavra da moda, e falar falar de desentupidoras é quase que falar de sustentabilidade, pois tais empresas tratam diretamente da destinação dos resíduos domésticos com exceção do lixo, toda a água suja ou limpa, esgoto, fossas enfim as desentupidoras convivem diariamente com os problemas gerados pela má destinação de tais resíduos.

Mas hoje vamos abordar um tema um pouco diferente, que tal diminuir seu consumo de água com um investimento baixíssimo e ainda ajudar a preservar o meio ambiente?

Você pode fazer isso simplesmente construindo um sistema de captação de água da chuva e outro de reaproveitamento da água de tanques e máquinas de lavar.

captar-agura-da-chuva

Este sistema consiste em simplesmente armazenar a água da chuva que escorre pelas calhas de sua casa em um tambor( popularmente conhecido como bombona) e colocar uma torneira no mesmo, esta água é essencialmente limpa e inclusive livre de produtos químicos, mas atenção ***a mesma não pode ser bebida sem um tratamento prévio, mas é ideal para regar plantas, lavar calçadas, o carro e pode ser utilizada até para tomar banho.

Veja um passo a passo de como construir um sistema de captação de água da chuva aqui

O mesmo sistema pode ser utilizado para o aproveitamento da água da maquina de lavar, e essa água é ideal para lavar calçadas pois a água descartada já contem sabão o que ajuda você a economizar inclusive no sabão durante a limpeza da sua calçada 😉

Veja abaixo alguns vídeos de utulização de um sistema de captação da água da chuva. Utilize sua criatividade e construa o seu e preserve o meio ambiente e também o seu dinheiro!