Dúvidas frequentes sobre hidrojateamento


Tudo na vida evolui e com as empresas de desentupimento não é diferente. Técnicas arcaicas consistiam apenas em abrir um buraco na sujeira encontrada na tubulação, o que era uma solução paliativa, pois, o aumento do volume de detritos, o escoamento da água ficava ainda mais lento até chegar ao estado de paralisia.

Os métodos usados pelas desentupidoras estão cada vez modernos. Para conquistar e fidelizar clientes as empresas investem em tecnologia para serviços rápidos e minimamente invasivos. Nessa luta quem ganha é o cliente que tem sua rotina pouco ou nada alterada. Sistemas de pressão e câmeras ultramodernas garantem a eficiência das técnicas atuais. Vamos conhecer algumas delas?

Gás pressurizado

 A pressão de gás carbônico e um jato de mangueira travada desentopem redes de esgoto clocal (tanques de lavar roupa, pia de cozinha, descarga) e redes de esgoto pluvial (água da chuva e água proveniente de lavagem de quintais, carros e ruas). A técnica é extremamente complexa, por isso, somente empresas com equipe altamente treinadas conseguem realizar.

Vídeo inspeção

Método bastante utilizado. As imagens são vistas em sua perspectiva real. A vídeo inspeção é ferramenta para relatórios e inspeções após obras.

Diagnóstico por CFTV

O circuito fechado de TV também é usado pelas desentupidoras. Aqui, a tecnologia “pipe view”, suas câmeras robotizadas com lentes de cristal de safira e cabos de fibra ótica permitem uma visão geral dos encanamentos. Com o diagnóstico por CFTV, os técnicos atacam a raiz do problema, diminuindo a quebra de paredes e pisos.

Sisitema Roto-Rooter

Técnica com baixo custo, ideal para desentupir vasos sanitários. O segredo é um cabo giratório com uma garra acoplada em uma extremidade. As duas ferramentas capturam e removem a sujeira.

Hidrojateamento

O hidrojateamento é o método mais utilizado pelas desentupidoras. Ele é indicado para tubulações profundas e complexas comuns em imóveis construídos até a década de 80. A versatilidade do hidrojateamento vai além, a técnica limpa fachadas, fossas, desentope encanamentos de residências, restaurantes, frigoríficos, mineradoras, siderúrgicas, indústrias têxteis, alimentícias, papel e celulose, petroquímicas, químicas e também hospitais. Veja outras aplicações do hidrojateamento:

  • Caixas d’água;
  • Caixas de gordura;
  • Caixas de inspeção;
  • Tanques
  • Bueiros;
  • Canaletas;
  • Poços de recalque;
  • Coluna de água servida potável e pluvial;
  • Colunas horizontais e verticais de residências, edifícios, indústria e comércio;
  • Decapagem de concreto e subterrâneos;
  • Sistema de drenagem e desobstrução de dutos.

O método apresenta ótima relação custo-benefício, pois, é barato, rápido, eficaz e ainda dispensa o quebra-quebra de paredes e pisos, perfeito para locais com grande circulação de pessoas. Mas, como e por que o hidrojateamento pode ser tão eficaz se não é invasivo?Vamos explicar qual é a “mágica” por trás desse método.

Como funciona?

Uma bomba de alta pressão ou vazão está integrada a um caminhão que pode ser de baixa, média e alta pressão. A bomba expele um jato de 200 a 260 litros de água por minuto, o volume é determinado pelo grau de dificuldade do trabalho. O segredo são os bicos rotativos que desentopem e limpam tubulações de até 8 polegadas. A sujeira é transferida para o caminhão.

A limpeza de fossas é feita com um anel líquido preso às bombas. Para higienizar coletoras de esgoto e colunas é usado um caminhão compacto conjugado. Por ser de pequeno porte, o veículo consegue entrar em garagens e subsolos de edifícios.

O hidrojateamento em indústrias é realizado com bombas de ultra-pressão. Confira o que pode ser desobstruído:

  • Indústria petroquímica e siderúrgica: dutos de saída, condensadores, colunas de destilação, etc.;
  • Metalúrgicas: filtros eletrostáticos, autoclaves, pontes rolantes, trocadores de calor, espinhas, etc.;
  • Indústria de papel e celulose: evaporadores, tanques decantadores, digestores, caldeiras, etc.;
  • Indústria química e têxtil: estações de esgoto, galerias de águas pluviais, tanques de tratamento e torres de resfriamento;
  • Indústria de mineração e vidrarias: rede sanitária industrial, tanques de tratamento de água, decantadores e tubulações de escoamento de produtos;

Instalações dos mais diversos segmentos industriais são limpas com rapidez e segurança.

Vantagens

  • O hidrojateamento é 100% feito com água limpa;
  • Não precisa fazer nenhuma limpeza após o procedimento;
  • A tubulação fica intacta.

Equipamentos de segurança

Os jateadores ou jatistas precisam usar os seguintes equipamentos:

  • Luvas de PVC com punho de PVC: com fios 100% algodão, absorve o suor e oferecem impermeabilidade química e resistência mecânica;
  • Blusão e avental de raspa: protege o tronco contra perfurações, agentes escoriantes e agentes abrasivos;
  • Calça e perneira de raspa: protege os membros inferiores de perfurações, agentes abrasivos e agentes escoriantes;
  • Capacete: protege contra poeira e retorno de abrasivo;
  • Calçados de segurança: botas de PVC antiderrapante.

Descarte dos detritos

Os detritos são encaminhados para locais determinados pelas empresas de tratamento e distribuição de água, órgãos que fiscalizam atividades com potencial poluidor ou locais credenciados por essas instituições.

 

Barato, rápido, reverte entupimentos sem quebrar pisos e azulejos. O hidrojateamento é a solução mais eficaz para vários tipos de desentupimentos.

 

https://pixabay.com/pt/caminh%C3%A3o-transporte-ve%C3%ADculo-146319/

https://pixabay.com/pt/fogo-brigadas-mangueira-salva%C3%A7%C3%A3o-758462/

 

 

Fontes

http://www.desentupimento.etc.br/dicas/metodos-de-desentupimento

http://www.desentupir24hs.com.br/desentupidora-desentupimento-metodos-nao-destrutivos.html

Limpeza Técnica Industrial

https://www.limptec.com/noticias-2014/o-que-e-hidrojateamento-de-alta-pressao

http://www.desentupidorarenasce.com.br/alta-pressao/

http://www.hayatodesentupidora.com.br/blog/como-e-feito-o-desentupimento-de-alta-pressao/

http://bahiacontroladoradepragas.com.br/desentupimento-limpa-fossa-salvador.asp?id=1&servico=Desentupimento-De-Alta-Pressao

http://www.aquarelladesentupidora.com.br/blog/53-hidrojateamento-solucao-de-entupimento-em-canos-antigos

http://www.desentupidoracorsanportoalegre.com/noticias/Hidrojateamento-Corsan-Porto-Alegre-Bairro-Passo-d%E2%80%99Areia-.php

https://www.fortalezadesentupidora.com/hidrojateamento/

http://www.epi-tuiuti.com.br/blog/epi%C2%B4s-para-jatista/

 

 

 

 

Postagens Relacionadas